Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia conta com três linhas de pesquisas no mestrado e duas linhas de pesquisa no doutorado, que integram professores e alunos.

  • Psicanálise e Práticas Clínicas (linha de pesquisa exclusiva do Mestrado)

Objetiva a realização de investigações teóricas e clínicas acerca da constituição do sujeito, seus modos de organização psíquica e suas relações com os processos sintomáticos responsáveis pela configuração dos diversos quadros psicopatológicos. Tal concerne ao campo da Psicanálise e de outras práticas clínicas.

Professores responsáveis: Laéria Bezerra Fontenele e Karla Patrícia Holanda Martins.

  • Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea (Mestrado e Doutorado)

A partir de uma preocupação comum com a inserção da Psicologia no debate crítico e ético acerca da cultura contemporânea, em suas interfaces com campos afins, esta linha tem como objetivo refletir sobre diversos aspectos que afetam as subjetividades contemporâneas, a saber: a cultura do consumo, a mídia, a experiência de compressão do tempo, as novas tecnologias e outros fatores significativos da condição tardo-moderna, incluindo o papel da literatura na constituição do sujeito. A linha inclui também estudos sobre a produção de sentido e as práticas discursivas de indivíduos e coletividades na perspectiva de uma Psicologia Discursiva / Narrativa, além de estudos sobre a metamorfose da identidade (pessoal e coletiva), alteridade e reconhecimento social na perspectiva de uma Psicologia Social Crítica.

Professores responsáveis: Aluísio Ferreira de Lima,  Idilva Maria Pires Germano, José Célio Freire, Luciana Lobo Miranda, Maria de Fátima Vieira Severiano e Pablo Severiano Benevides (fazem parte dessa linha no doutorado as professoras Laéria Bezerra Fontenele e Karla Patrícia Holanda Martins).

  • Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais (Mestrado e Doutorado)

Esta linha congrega estudos e pesquisas que optam por uma perspectiva social da psicologia, enfocando processos de mediação a partir de diferentes olhares que abordam a compreensão das interações sociais como constitutivas do desenvolvimento humano, a reflexão do trabalho como categoria social e território de construção subjetiva do sujeito contemporâneo, a análise acerca das relações do sujeito com a comunidade e com o ambiente. Também abrange estudos vinculados ao comportamento organizacional do trabalho.

Professores responsáveis: Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá, Cássio Adriano Bráz de Aquino, Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Verônica Morais Ximenes, Walberto Silva dos Santos e Zulmira Áurea Cruz Bomfim.