gov.br

Pós-Graduação em Psicologia

Primeira defesa de tese de doutorado da Pós-Graduação em Psicologia da UFC

Data de publicação: 16 de abril de 2018. Categoria: Sem categoria
Em 13 de abril de 2018, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC realizou a sua primeira sessão de defesa de tese de doutorado, de autoria do aluno VALDEMIR PEREIRA DE QUEIROZ NETO, sob a orientação da professora Maria de Fátima Vieira Severiano. A comissão julgadora foi composta, além da orientadora, pelos professores doutores Aluísio Ferreira de Lima (UFC), Deborah Christina Antunes (UFC), Georges Janja Bloc Boris (UNIFOR) e Jorge Coelho Soares (UERJ) . A tese é uma pesquisa sobre os modos como as pessoas têm se apropriado das redes sociais com focos em atividades tanto do tempo livre quanto do tempo de trabalho, evidenciando a adoção de uma nova maneira de sociabilidade, mediada pelas novas tecnologias e com grande apelo ao consumo como meio provedor e constituinte de identidades moldadas pelos produtos das tecnologias da informação e comunicação. A análise crítica é realizada elegendo  os traços de esportividade como facilitadores na construção de (des)humanidades moldadas pelos valores de competitividade, alto desempenho e capacidade contínua de melhoria das máquinas contemporâneas. Com fundamentação da Teoria Crítica, as implicações psicossociais destas prescrições de performances são denunciadas como promotoras de um mal-estar devido as demandas desmedidas de produtividade e consumo, resultando em um indivíduo sempre em débito com os ideais propagados nas comunicações em redes sociais do esporte e atividades físicas, do lazer, da sociabilidade, do trabalho e da produção científica.
O aluno também cursou a graduação (Psicologia) e o mestrado (Psicologia) e hoje é professor de Psicologia, Sociologia e Semiótica da UFC (Campus Quixadá).