Sobre

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) conta, atualmente, com os Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Psicologia, com área de concentração: Psicologia.

O Curso de Mestrado em Psicologia conta com um quadro efetivo de dezessete (20) professores doutores distribuídos em três linhas de pesquisa:

  1. Psicanálise, Práticas Clínicas e Epistemologia das Psicologias;
  2. Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea;
  3. Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais.

O Curso de Doutorado em Psicologia, por sua vez, conta com um quadro efetivo de quatorze (14) professores doutores distribuídos em duas linhas de pesquisa:

  1. Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea;
  2. Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais.

O Programa está vinculado ao Departamento de Psicologia da UFC, uma das unidades acadêmicas do Centro de Humanidades. Mantém relação estreita com a graduação em Psicologia e com os núcleos e laboratórios de extensão e pesquisa que integram o Departamento de Psicologia.

O Curso qualifica pesquisadores, profissionais e professores do ensino superior em Psicologia, e área afins, para o enfrentamento de questões contemporâneas, no âmbito da produção da subjetividade, do sofrimento humano e da atenção às demandas sociais.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará pretende formar profissionais qualificados para o exercício de atividades de pesquisa e, ou, desempenho de funções de ensino no Magistério Superior. Visa, ainda, a fornecer elementos teórico-práticos que possam ampliar as competências para atuações profissionais em outros campos de relevância social.

Sua proposta é a análise dos fundamentos teóricos e metodológicos e a discussão dos problemas contemporâneos em três linhas de pesquisa: Psicanálise, Práticas Clínicas e Epistemologia das Psicologias (no Mestrado); Sujeito e Cultura na sociedade contemporânea (no Mestrado e Doutorado) e Processos psicossociais e vulnerabilidades sociais (no Mestrado e Doutorado).

Visando ao desenvolvimento das competências básicas necessárias ao pesquisador e, ou, professor do ensino superior, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia, em nível de Mestrado e Doutorado, primeiramente, necessita do aluno que dele venha participar, tempo integral de dedicação, para que isso possa ser objetivado em termos do aprofundamento teórico e do desenvolvimento de atividades práticas de pesquisa.

O perfil do pesquisador a ser formado implica no desenvolvimento das seguintes capacidades:

  • Compreender teoricamente os modos de produção da subjetividade, levando em conta, para isso, tanto os fatores estruturais como sócio-históricos;
  • Analisar e propor novas formas de encaminhamento para os diversos problemas que as subjetividades contemporâneas atravessam;
  • Identificar os principais problemas que constituem obstáculos para o desenvolvimento e, ou, expressividade do sujeito;
  • Desenvolver vínculos sociais e profissionais, para poder sugerir ou apontar as transformações necessárias ao enfrentamento dos problemas supracitados, ou, se conveniente, intervir nesses mesmos problemas;
  • Formular proposta de investigação em consonância com os desafios da ciência contemporânea, respeitando os princípios éticos que norteiam a prática científica;
  • Compreender a complexidade dos fatores que compõem a subjetividade humana, favorecendo assim o engajamento em pesquisas multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares.
  • O Programa de Pós-Graduação em Psicologia tem como objetivo, também, a integração de suas atividades com as da graduação em Psicologia em seus vários níveis e perspectivas. Para isso os docentes da pós-graduação permanecem no quadro de professores da graduação e vinculados aos vários laboratórios e núcleos de pesquisa e de extensão, que são constituídos também por alunos do curso de graduação em Psicologia.

A Pós-Graduação em Psicologia, portanto, propicia novos espaços de discussão e trabalho que promovam direta e indiretamente a própria graduação em Psicologia.
O novo site do Programa de Pós-Graduação em Psicologia busca fornecer as informações neccessárias e dar visibilidade às atividades desenvolvidas no âmbito do Mestrado e do Doutorado em Psicologia.