Histórico

O Curso de Graduação em Psicologia foi criado em 1974, estando vinculado ao então Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da UFC. Em 1981, o Departamento de Psicologia foi criado e o Curso de Graduação em Psicologia passou a estar vinculado a esse departamento.

O Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) se dedica às atividades de extensão, pesquisa e ensino, visando a sua integração. Atualmente, congrega vários núcleos e laboratórios de extensão e pesquisa: Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança – NUCEPEC; Núcleo de Psicologia Comunitária – NΨCOM; Núcleo de Psicologia do Trabalho – NUTRA; Programa de Educação Tutorial – PET; Laboratório de Psicanálise da UFC; Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade – LAPSUS; Laboratório de Psicologia Ambiental – LOCUS; Círculo de Pesquisas em Lógica e Epistemologia das Psicologias – CPLEP; Laboratório de Estudos sobre a Consciência – LESC; Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde; Laboratório Cearense de Psicometria – LACEP e o PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica.

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia foi criado em 2002, na ocasião o Curso de Mestrado foi aprovado e recomendado pela CAPES antes mesmo de sua primeira turma, iniciada em 2003. Em 2014 o Curso de Doutorado em Psicologia foi aprovado pela CAPES, alinhando-se às ações necessárias para o atendimento das necessidades nacionais de formação de quadros para a pesquisa e para o ensino em Psicologia, iniciando sua primeira turma em 2015.

Desde sua implementação o programa tem firmado e ampliado parcerias e atividades investigativas conjuntas com professores de outros programas de pós-graduação nacionais e internacionais, os quais apresentam temáticas próximas às desenvolvidas pelos docentes. Essas articulações envolvem o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS (Profa. Veriana Colaço, Profa. Idilva Germano, Profa. Luciana Lobo Miranda, Profa. Zulmira Bomfim e Profa. Verônica Ximenes), o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFC/UECE (Profa. Verônica Ximenes), o Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC (Profa. Veriana Colaço), o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFC (Prof. Caubi Tupinambá), o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UERJ (Profa. Fátima Severiano, Prof. Cássio Aquino e Profa. Laéria Fontenele), o Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC/SP e o Programa de Fundamentos Históricos y Políticos de las Prácticas Psicológicas del Instituto de Fundamentos y Métodos en Psicología da Universidad de la Republica DELAR/Uruguay (Prof. Aluísio Ferreira de Lima), o Grupo Empleo, Género y Cohesión Social da Universidad Complutense de Madrid (Prof. Cássio Aquino) e o Grupo Pessoa Ambiente Gripa da Universidade da Coruña (Zulmira Bomfim).